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Outlets de luxo

Voltar das férias na Europa com uma nova bolsa Chanel, um vestido Gucci, um sapato Sergio Rossi ou um casaco Dior já é digno de inveja. Mas retornar da viagem com as mesmas peças, sabendo que se pagou até 70% menos do que o preço anunciado nas vitrines das mesmas lojas na Champs-Élysées, em Paris, na via Montenapoleone, em Milão, ou na Oxford Street, em Londres, é como diz a propaganda, não tem preço.

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Prazer antes reservado a quem ia aos Estados Unidos (principalmente Miami e Nova York), as compras em outlets de luxo começa a fazer parte da rotina dos brasileiros também em viagem por países como Espanha, Itália, França e Reino Unido. Só nos nove Villages da rede Chic Outlet Shopping o número de brasileiros cresceu 35% no último ano. 

É básico, mas também pode ser de luxo

Ao contrário dos outlets americanos, nos quais o foco são grifes de de fast fashion como Gap e Nike, ou pontas de estoque com diversos itens com pequenos defeitos e mal apresentados, as mais de 900 marcas presentes na rede Chic – entre elas Gucci, Salvatore Ferragamo, Jimmy Choo, La Perla, Roberto Cavalli, Versace, Yves Saint Laurent, Valentino, Ermenegildo Zegna, Tod’s,Burberry, CH Carolina Herrera e Missoni – fazem questão de manter o mesmo padrão de atendimento e layout de suas principais lojas. Tudo com descontos de 30% a 70%.

 

Foto: DivulgaçãoNo Bicester Village, próximo a Londres, lojas de descontos das marcas Dior, Gucci e Yeves Saint Laurent

Localizados, em média, a 45 minutos de grandes centros culturais da Europa, como Londres, Dublin, Paris, Madri, Barcelona, Milão, Bruxelas, Frankfurt e Munique, os outlets de luxo costumam oferecer serviço de ônibus e, em alguns casos, até mesmo motoristas privados para facilitar o deslocamento.

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Em alguns é possível contar até mesmo com a ajuda de personal shopper e carregadores (ou armários) para você não se incomodar com o peso das sacolas o tempo todo. Serviços dignos de qualquer shopping de alto nível, assim como as instalações encontradas. Tudo cuidadosamente pensado para tornar a experiência desejável tanto para as marcas, que têm uma imagem a zelar, quanto para o público acostumado a essas sutilezas.

Foto: Divulgação50% dos clientes de outlets de luxo já estão familiarizados com as marcas

“Todos os detalhes foram pensados para não comprometer a marca ou a experiência de compra”, completa a executiva, que veio ao Brasil em abril para fechar parcerias com operadoras de turismo interessadas em incluir os shoppings em seus pacotes. O foco no turista brasileiro não é por acaso.

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Em alguns outlets da rede Chic, a posição do País entre os maiores compradores chega a ser ainda melhor do que o sexto lugar da média. Segundo Sarah, no La Roca Village e no Las Rozas Village, próximos a Barcelona e Madri, respectivamente, os brasileiros já são o segundo maior público comprador. Em Milão e Dublin são o quarto e, em Paris, o quinto. O que levou a rede a contratar uma hostess que fale português.

Nesses lugares, o tíquete médio dos brasileiros – dados obtidos com base nas solicitações de devolução de impostos entregues no local – é de 276 euros, frente os 300 euros do público em geral. O que prova que o investimento para conquistar o mercado nacional vale, e muito, a pena. E para ambos os lados, uma vez que alguns dos produtos podem ser adquiridos por menos de um quarto do valor praticado no mercado nacional.
Fonte: IG





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